
A Apicultura
Criação de abelhas para a produção de mel para fins comerciais ou lazer.

Como extrair mel das colmeias
O mel pode ser colhido de duas formas: em favo de mel ou mel extraído.

Criação de abelhas rainhas
Sem uma abelha rainha, a colmeia não funciona, isto por culpa do seu grau de reprodução, que pode ir até dois mil ovos por dia.
A Apicultura
A Apicultura designa-se pela criação de abelhas para a produção de mel para fins comerciais ou lazer. Não basta ter o gosto por abelhas, um apicultor necessita de boas condições e de uma grande aprendizagem de forma a progredir profissionalmente como também no número de colmeias. É sempre recomendável começar aos poucos e com cuidados. Uma colmeia não dá apenas mel, podemos extrair pólen, produzir geleia real, própolis e mais.
Como extrair mel das colmeias
O mel pode ser colhido de duas formas: em favo de mel ou mel extraído. Este primeiro mantém exatamente a forma natural criada pela abelha mantendo o valor nutritivo e delicioso do mesmo, no entanto, isto requer muita experiência e condições adequadas. O mel extraído, que é aquele que fazemos maioritariamente, baseia-se como o nome o diz, pela extração do mel dos favos. Selecionamos os quadros de mel que estão prontos para a colheita, removemos as abelhas de forma cuidadosa, uma vez que estas são muito defensivas com o seu mel revelando uma postura agressiva, e transferimos esses quadros para o nosso espaço interior livres de insetos e abelhas para extrair o mel com uma faca aquecida ou com as nossas ferramentas equipadas para tal.
Criação de abelhas rainha
Uma colónia de abelhas é constituída por abelhas operárias, zangões e apenas uma única abelha rainha.
A abelha rainha pode ser acompanhada por várias operárias, esta apresenta-se fisicamente um pouco maior em relação às outras. Sem uma abelha rainha, a colmeia não funciona, isto por culpa do seu grau de reprodução, que pode ir até dois mil ovos por dia. Esta pode viver até cinco anos, enquanto que as operárias vivem entre seis a oito semanas apenas.
Para criar uma abelha rainha é necessário remover as larvas jovens de um favo de mel e alimentá-las com geleia real enquanto permanecem em recipientes especiais e destinados para o efeito. De seguida, coloca-se em quadros de reprodução para abelhas rainhas e esta nasce dentro de um período de 16 dias aproximadamente. Quando esta é criada, é colocada na sua colmeia, onde precisa de alguns dias para orientar a mesma e iniciar o acasalamento com vários zangões para meter os ovos de forma a começar a produção do mel nos favos junto das suas operárias.