Atualmente contamos com mais de 300 colmeias que estão espalhadas por toda a ilha de São Miguel cuja higienização e segurança são garantidas ao consumidor bem como a qualidade do produto final a partir das nossas instalações com condições devidamente adequadas e específicas para o efeito.
Pode dizer-se que o mel é considerado um dos únicos produtos naturais que contém na sua composição açúcares, enzimas e diversas vitaminas fundamentais à saúde humana. No entanto, para que este chegue à sua casa pronto a consumir, saiba que este passa anteriormente por um processo longo.
Etapas da produção do mel
Etapa 1 – Extração
Em primeiro lugar retiramos os quadros de cera da colmeia e de seguida procedemos para a extração da camada superficial criada pelas abelhas para fechar os favos. Esta desoperculação é maioritariamente feita com uma faca previamente aquecida. No entanto, utilizamos equipamentos incorporados com desoperculadores aquecidos que ajudam e facilitam o processo de extração do mel. Este processo é feito através da centrifugação em aço inoxidável onde os quadros com mel são fixados em suportes que ajudam, juntamente com a força provocada pela máquina, a desprender o mel dos favos. Assim, após feita esta extração, o mel fica na parte inferior do equipamento pronto para ser efetuada a sua filtração.
Etapa 2 – Acondicionamento
Este é o período de repouso a que o mel é submetido após a sua extração. O mel passa para bidões em inox e fica em decantação durante 4 semanas para que saiam todas as suas impurezas e fique preparado para o consumidor final.
Etapa 3 – Embalamento
Por fim, é feito o embalamento do produto para posteriormente ser distribuído. Este embalamento é feito em embalagens apropriadas de vidro limpos e esterilizados num ambiente específico, nesse caso, nas nossas instalações devidamente preparadas para o mesmo.